Categoria
  1. Fermentação
  2. Insumos
  3. Medição e controle
  4. Envase
  5. Sanitização e limpeza
  6. Filtração
Preço

Cor
  1. Branco
Marca
  1. Indupropil
  2. Mangrove Jacks
Tipo
  1. Ale (alta fermentação)
Embalagem (gr)
  1. 100
Embalagem (kg)
  1. 1
Volume (ml)
  1. 100
  2. 250
  3. 500
País de Origem
  1. Estados Unidos
  2. França
Volume de Tanques
  1. Até 50 lts
  2. 50 à 100 lts
Pés de Apoio
  1. Sem
  2. Com

Hidromel

  • Produtos encontrados: 56
  • por página
  • Produtos encontrados: 56
  • por página

Hidromel

O Hidromel é uma bebida cujas maiores parcelas dos seus açúcares fermentáveis são derivadas do mel, independente dos insumos adicionados na preparação do mosto. Justamente por ser uma bebida fermentada, seus teores alcoólicos variam de acordo com as leveduras adotadas na produção, podendo chegar a 20 % de álcool.

Na Irlanda, se fundou a tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar (ou mês) após o casamento, surgindo, então, a tradição atual da lua de mel.

 

Hidromel e seus estilos

Basicamente, a receita do hidromel consiste somente em água, mel e levedura, dando origem ao hidromel tradicional. A partir desta receita básica, surgem diversos sabores ao se diversificar as receitas, ao adicionar frutas, especiarias, ervas, flores, grãos, etc.

Com essa variedade de ingredientes, o hidromel é classificado em diferentes estilos/categorias. O hidromel com fruta é conhecido como melomel, com especiarias é o metheglyn, com mel caramelizado bochet ou bouchet, com rosas é o rhodomel e assim por diante. Neste sentido, os estilos do hidromel são classificados da seguinte maneira:

Hidromel tradicional: Seco; Semidoce; Doce.

Hidromel com frutas: Cyser (Maçã ou suco de maçã); Pyment (Uva ou suco de uva); Berry (Frutas de bagas: Framboesa, amora, morango, etc.); Stone Fruit (Frutas com caroço: Ameixa, pêssego, cereja, etc.); Melomel (Demais frutas).

Hidromel com especiarias: Hidromel com frutas e especiarias; Hidromel com especiarias, ervas ou vegetais. (Também chamado de Metheglyn).